quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Desrespeito profissional

Por que as pessoas trabalham? Qual é a motivação que leva um profissional a sair de sua residência e gastar boa parte de seu dia em transito, para enfrentar o stress dos seus campos de batalha; Perder o seu precioso tempo que deveria ser investido a sua família; Abdicar de seus períodos de almoço, jantar, descanso; Entre tantas outras formas de dedicação que esses heróis do dia-a-dia demonstram.

Que formula mágica as companhias possuem para motivar os “seus” profissionais a se dedicarem tanto as suas causas, afinal todo profissional vende seus serviços para tornar os sonhos de outros possíveis, muitas vezes trocando por migalhas a força necessária para tornar indústrias, comércios e serviços possíveis.
É uma equação difícil de ser resolvida, haja vista que cada pessoa se motiva por razão distinta, mas uma coisa é certa, ninguém trabalha por esporte, hobbie ou apenas distração, portanto o mínimo necessário para que sua força produtiva tenha o mínimo animo para produzir, é a contrapartida a essa relação de troca tão simples (força de trabalho X unidades monetárias).

O que algumas companhias desconhecem é o significado de algumas expressões simples, que aqui serão tratadas. Como diz o dicionário: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php

respeito
res.pei.to
sm (lat respectu) 1 Ação ou efeito de respeitar ou respeitar-se. 2 Aspecto ou lado por onde se encara uma questão; consideração, modo de ver, motivo, razão. 3 Apreço, atenção, consideração. 4 Acatamento, deferência. 5 Obediência, submissão. 6 Referência, relação. 7 Medo, temor. 8 Direito, justiça, razão. Antôn (acepção 3): desconsideração. sm plCumprimentos. A respeito de, com respeito a: quanto a; relativamente a. Dizer respeito a: ser relativo a, ter relação com. Sou, com todo o respeito: fórmula de cortesia, a qual serve de fecho a cartas e se põe antes da assinatura.

profissional
pro.fis.si.o.nal
adj m+f (lat profissione+al3) 1 Relativo, próprio ou pertencente a profissão: Ética profissional. 2 Que prepara para certas profissões: Escola profissional. 3 Que exerce uma ocupação como meio de vida ou para ganhar dinheiro: Soldado profissional. 4 Que exerce, por dinheiro, uma ocupação comumente exercida como passatempo: Futebolista profissional. 5 Exercido como meio de vida, ou pelo ganho, por profissionais ao invés de por amadores: Futebol profissional. 6pej Que faz um negócio ou meio de vida de algo que não é propriamente considerado como tal: Político profissional. s m+f1 Pessoa que exerce, como meio de vida, uma ocupação especializada: Os profissionais da publicidade. 2 Pessoa que faz por ofício uma coisa que comumente é feita por amadores:Os profissionais do futebol.

Portanto fazendo uma ligação simples entre os dois significados, teríamos que respeito profissional seria: “Tratar com apreço, atenção, consideração a pessoa que exerce, como meio de vida, uma ocupação especializada”, correto?

Se essa relação de “respeito” fosse atendida, o profissional seria obrigado a estar em seu local de trabalho e exercer sua profissão, com ética, com respeito e amor ao seu trabalho e na data correta receber o valor monetário que foi acordado por essa prestação de serviços, correto?
Porém algumas empresas exercem como ninguém as cobranças que são pertinentes a sua parte do acordo, porém se esquecem que a contrapartida existe, que os profissionais que ali exercem suas funções não o fazem por esporte e necessitam do pagamento para sobreviverem, pois também precisam honrar suas obrigações.

Tais atos geram questionamentos do tipo: Qual o motivo de ocorrer esse desrespeito profissional, se a relação é de troca? Por que empresas tratam profissionais sem a menor ética e respeito? Por que profissionais se sujeitam a esse tipo de humilhação em se esmolar o que é seu por direito?

Até quando?

Nenhum comentário: